Questões frequentes

1. Quem pode votar nestas eleições?
Podem votar nestas eleições todos os membros especialistas, efetivos, no pleno gozo dos seus direitos estatutários e inscritos nos Cadernos Eleitorais.

2. Que Órgãos vou eleger?
Como membro efetivo inscrito(a) nos Cadernos Eleitorais poderá votar para eleger a Comissão Executiva da Especialização de que for titular.

Consulte as Listas candidatas.


3. Como posso votar?
O direito de voto é exercido apenas por um dos três meios possíveis seja eletronicamente pela internet, por correspondência ou presencialmente.


4. Em que período decorre a votação?
Poderá votar eletronicamente pela internet entre as 14h00 (catorze horas) do dia 14 de junho e as 20h00 (vinte horas) do dia 21 de junho de 2013. Nos Açores, atendendo à diferença horária e para que o encerramento da votação seja simultâneo, a hora de fecho da votação será às 19h00 (dezanove horas).

Para o exercício do voto por correspondência, ser-lhe-ão enviados os boletins de voto em papel e dois sobrescritos, bem como instruções específicas para utilizar este meio de votação até ao dia 31 de maio. Exclusivamente aos eleitores que até ao dia 14 de Junho devolverem à Ordem o referido impresso preenchido, ser-lhes-ão enviados os boletins de voto em papel. O voto por correspondência poderá ser remetido logo que o membro eleitor esteja de posse dos boletins de voto em papel, mas só será considerado válido se for recebido na Sede Nacional da Ordem até ao encerramento da votação presencial. O voto por correspondência também poderá ser entregue em mão, pelo próprio membro eleitor, na Secretaria Geral da Ordem, dentro dos respetivos horários de abertura ao público, até à véspera do dia da votação, sendo-lhe emitido documento da sua receção.

Só será admitido o voto por correspondência se:
a) Os boletins de voto em papel estiverem dobrados em quatro e inseridos no sobrescrito interior;
b) O sobrescrito interior estiver fechado e assinado pelo membro eleitor;
c) O sobrescrito interior estiver inserido no sobrescrito exterior;
d) A assinatura referida na alínea b) poderá ser reconhecida por notário ou através de cópia da cédula profissional, do bilhete de identidade ou do cartão do cidadão, sendo que, nestes casos, a referida cópia deverá ser também introduzida no sobrescrito exterior.

Poderá ainda votar presencialmente no dia 21 de junho de 2013. Para efeitos de votação presencial, funcionará entre as 09h00 (nove horas) e as 20h00 (vinte horas) do dia 21 de junho de 2013, uma Mesa de Voto na Sede Nacional da Ordem, sita em Lisboa na Av. António Augusto de Aguiar, 3-D.


5. Perdi a carta com o código PIN para exercer o voto eletrónico. Como posso solicitar uma segunda via do código PIN?
Poderá solicitar um novo código PIN na plataforma de voto eletrónico, disponível a partir das 14h00 (catorze horas) do dia 14 de junho e as 20h00( vinte horas) do dia 21 de junho de 2013, com acesso através do Portal das Eleições acedendo à plataforma e seguindo as instruções colocadas para o efeito. Por razões de segurança não lhe poderá ser enviado um segundo código PIN via CTT.


6. Não estou a conseguir votar eletronicamente. Há algumas limitações no browser?
Certifique-se que está a utilizar o browser Internet Explorer (32bits). Por questões de segurança e garantia de encriptação de voto só é possível votar com recurso a um componente de segurança que apenas funciona com o browser Internet Explorer. Para poder utilizar corretamente a infraestrutura de voto eletrónico deverá utilizar um sistema operativo Windows XP/Vista/7/8 com o Internet Explorer 7.0, 8.0, 9.0. ou 10.0 versão de 32 bits.

7. Sou o administrador do computador que estou a utilizar para votar, instalei a aplicação de configuração e estou a usar o Internet Explorer mas não consigo votar. O que devo fazer?
Reinicie o seu computador e tente votar novamente. Se não resultar, apague o ActiveX instalado procedendo da seguinte forma:
- Abrir o "Meu Computador";
- Aceder à pasta C:WindowsDownloaded Program Files;
- Apagar os 2 ficheiros ("WeVoteX.dll" e "WeVoteX", o segundo pode ou não ter a extensão visível);
- Aceder novamente à plataforma de votação (https://smv.multicert.com), onde será pedido para instalar o ActiveX (desta vez será instalado uma versão especial para IE6 ou 7 - 32bits).
- Inicie a votação normalmente.

Se ainda assim não conseguir votar, contacte a Linha de Apoio ao Eleitor.


8. Tentei votar mas obtive a seguinte mensagem: "Erro Interno". O que devo fazer?
Valide se concluiu com sucesso a instalação da aplicação de configuração (tem de ser administrador da máquina ou ter permissões para instalação) e confirme se está com ligação à internet. Se estiver a utilizar o Internet Explorer 9 ou 10 (32bits), verificou-se que, em alguns computadores, os membros conseguem votar sem problemas após três tentativas de instalação dos certificados de segurança.

No caso se estar a utilizar a versão 10 do Internet Explorer e o "Erro Interno" persistir, recomenda-se a abertura do Internet Explorer com permissões de administrador. Siga os seguintes passos:
- Fechar o Internet Explorer;
- Aceder ao Menu Iniciar e procure o Internet Explorer;
- Clicar com o botão do lado direito do rato sobre o Internet Explorer;
- Executar - "Executar como administrador" ou "Run as administrator";
- Aceder ao site da votação ( https://smv.multicert.com/smv/default.htm )
- Ativar "Vista de Compatibilidade".

9. Como posso verificar que tenho a aplicação de configuração instalada no Internet Explorer?
Poderá verificar abrindo o Internet Explorer (32bits) e clicando no Menu "Ferramentas" - Opções de Internet - Segurança. Seguidamente, deverá escolher "Sites Fidedignos" e carregar no botão"Sites". Da lista de WebSites devem constar os sites: https://promotor.multicert.com e https://smv.multicert.com . Em seguida, abrir o separador "Conteúdo" e carregar no botão "Certificados". No separador "Autoridades de Certificação Intermediárias", deverá aparecer um certificado emitido para "MULTICERT-CA o2".
Se os WebSites acima mencionados não estiverem nos "SitesFidedignos", provavelmente está ligado com um utilizador que não é administrador do computador. A solução é entrar no computador com um utilizador que seja administrador do computador, reinstalar os certificados e aceder ao site da votação.


10. Quais os contactos telefónicos para mais esclarecimentos?
Esclarecimentos gerais:
Tel.: 213 132 662, das 9h00-12h30/14h00-17h30 nos dias úteis.
Tel.: 213 132 663, das 9h00-12h30/14h00-17h30 nos dias úteis.
Tel.: 213 132 664, das 9h00-12h30/14h00-17h30 nos dias úteis.

Suporte técnico na plataforma de votação electrónica:
Tel.: 223 391 812 - Opção 3 "Outras Questões". Horário de funcionamento: 9h- 18h.